PLANO DE AULA
Tema: Equação do
2º grau na resolução de problemas.
“A resolução de problemas, na
perspectiva indicada pelos educadores matemáticos, possibilita aos alunos
mobilizar conhecimentos e desenvolver a capacidade para gerenciar as
informações que estão a seu alcance. Assim, os alunos terão oportunidade de
ampliar seus conhecimentos acerca de conceitos e procedimentos matemáticos bem
como de ampliar a visão que têm dos problemas, da Matemática, do mundo em geral
e desenvolver sua autoconfiança”.“Um problema matemático é uma situação que
demanda a realização de uma sequência de ações ou operações para obter um
resultado. Ou seja, a solução não está disponível de início, mas é possível
construí-la.”
(Parâmetros Curriculares
Nacionais. Matemática. pág.41. 1998)
Introdução
A resolução de problemas é, sem dúvida,
uma das estratégias mais eficazes para a aprendizagem das ciências. A partir da
resolução o estudante passa a vivenciar situações as quais ele anteriormente
não poderia imaginar.
Os grandes problemas podem envolver o
estudante de tal forma que chegar à sua solução é apenas uma parcela. Mais do
que chegar à solução, o problema pode trazer conceitos e definições que
desenvolvem um raciocínio cognitivo no aluno, levando-o a níveis mais elaborados
de estruturas mentais, ou seja, ele não somente resolve problemas para aprender
uma disciplina, mas também para fazer ciência.
Problemas interessantes são problemas
desafiadores. Quanto mais problemas os alunos fazem, mais técnicas de resolução
eles vão adquirindo. Enquanto procuram certas relações ou padrões,
experimentando estratégias para saber se funcionam ou não, discutindo com seus
colegas sobre outras estratégias, avaliando os resultados, os estudantes estão
ativamente desenvolvendo um pensamento reflexivo.
Deste modo, nossa estratégia no
desenvolvimento deste plano de aula será baseada em resoluções de problemas
relacionando o conteúdo de Equações do 2º grau, assunto abordado nas séries
finais do Ensino Fundamental – Ciclo II e no Ensino Médio.
Objetivo
geral: Rever e ampliar a compreensão da linguagem
algébrica na representação de situações problemas geométricos de forma
contextualizada.
Objetivos específicos:
Interpretar
enunciados;
Transpor ideias
relacionadas à álgebra para a geometria;
Generalizar e
organizar os dados a partir de certa propriedade;
Utilizar a
linguagem algébrica para exprimir a área de uma figura plana;
Resolver equações
do 2º grau em problemas contextualizados.
Justificativa:
Acreditamos que a
construção do conhecimento se dá quando o aluno é motivado. Sendo assim,
problemas clássicos e contextualizados que envolvam equações do 2º grau como
ferramenta de resolução poderá contribuir neste processo de aprendizagem.
Procedimentos metodológicos:
Apresentar uma coleção de
situações-problema que exploram diferentes contextos de aplicações sobre o
tema. Como por exemplo:
1)
Procurando o x da questão.
Propor
situações-problema como:
Julieta
colou uma gravura de área 144 cm2 numa cartolina quadrada. Sobrou
uma área de 81 cm2 para a moldura. Qual é a medida do lado do
quadrado de cartolina? Os alunos perceberão que esta situação desenvolvida foi
representada por uma equação de 2ºgrau.
Pedir
aos alunos que traduzam as frases abaixo por meio de uma equação, lembrando-se
do estudo que fizeram com os polinômios.
ü Quais
números reais elevados ao quadrado resultam no número 9?
ü Alexandre
pensou em um número e verificou que o quadrado desse número é igual ao triplo
do mesmo número. Em que número Alexandre pensou?
Os alunos irão representar estas
situações através de equações e encontrar as possíveis soluções, chamadas de
raízes da equação. Ao comentar as situações, relacionar na lousa as duas
representações das equações e solicitar aos alunos que as comparem e que
apontem semelhanças e diferenças entre elas. É possível que algumas das
diferenças apontadas sejam: Algumas equações não o termo x e outras têm. A
partir dessas observações, introduzir o termo de equação de 2º grau incompleta.
2) Pedro
perguntou a Marcos qual é a sua idade. Marcos respondeu que sua idade ao
quadrado menos 5 vezes a sua idade é igual a quatorze anos. Qual é a idade de
Marcos?
3)
A forma geral – Lançar o seguinte desafio:
Na
chácara onde mora, Ivone destinou uma área quadrada de 100m2 para
uma horta. Dividiu essa área em quatro grandes canteiros: o primeiro, um
quadrado de 49 m2, para o plantio de alface, o segundo e o terceiro,
retangulares e iguais- um para agrião e outro para rúcula, e o quarto canteiro,
quadrado, para tempero. Solicitar que traduza o problema através de um desenho
e escrever uma expressão que represente a adição das áreas dos quatro
canteiros.
Recursos materiais e metodológicos:
Além do material enviado
pela SEE, caderno do aluno, podemos também utilizar livros didáticos, livros
paradidáticos, vídeos (sugeridos no caderno do professor) e diferentes formas
de apresentação de dados, como gráficos, desenhos etc.
Algumas sugestões:
Livro _ Oscar Guelli
"Equação: O IDIOMA DA ÁLGEBRA". Ática, 1999
Livro _ Oscar Guelli
"HISTÓRIA DA EQUAÇÃO DO 2° GRAU". Ática, 1999
Livro _ Ernesto Rosa
Neto "As mil e uma equações: equações do 2° grau". Ática, 2001
Software educativo:
Operação Netuno - não é propriamente sobre a resolução de equação, mas ajuda
com a álgebra e outros conteúdos de matemática (Dêem uma olhada).
Calculadora de
Bháskara - já utilizei com os alunos.
Avaliação:
• A avaliação será
realizada de forma contínua tendo por objetivos:
I - Diagnosticar e
registrar os progressos do aluno e suas dificuldades;
II - Orientar as
atividades de planejamento e replanejamento dos conteúdos curriculares;
• A avaliação do processo
de ensino e aprendizagem envolve análise do conhecimento e das técnicas
específicas adquiridas pelo aluno e também aspectos formativos, através, da
observação de suas atitudes referentes à presença às aulas, participação nas
atividades pedagógicas e responsabilidade com que assume o cumprimento de seu
papel.
• Os alunos serão
avaliados através de provas escritas, trabalhos e pesquisas individuais ou em
grupos, exposições, conversas informais.
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