ENSINAR UTILIZANDO NOVAS TECNOLOGIAS
Podemos dizer que, “Educar é colaborar para que professores e alunos - nas escolas e organizações - transformem suas vidas em processos permanentes de aprendizagem, podendo ajudar a construção da sua identidade, do seu caminho pessoal e profissional, no desenvolvimento das habilidades de compreensão, emoção e comunicação que lhes permitam encontrar seus espaços pessoais, sociais e profissionais e tornar-se cidadãos realizados e produtivos" (MORAN).
Nós professores, temos um grande leque de opções metodológicas, de possibilidades de organizar nossa comunicação com os alunos, de introduzir um tema e de trabalhar com os alunos para consequentemente avaliá-los. Cada docente pode encontrar sua forma mais adequada de integrar as várias tecnologias e procedimentos metodológicos; no entanto, é importante que amplie, que aprenda a dominar as formas de comunicação interpessoal e as de comunicação audiovisual. Pensando-se dessa forma, seria indispensável não nos referirmos a tecnologia computacional, mais precisadamente a internet, pois ela é uma importante ferramente capaz de modificar mais facilmente a forma de ensinar e aprender tanto nos cursos presenciais como nos a distância.
No final dos anos 90, a última classe denominada “Aprendizado socialmente distribuído”, vem para apresentar sobre a utilização da internet na educação. Com ela pode-se ter um aprendizado socialmente distribuído, com a utilização de ambientes virtuais,e ainda, os aprendizes podem interagir de forma síncrona ou assíncrona entre eles, ou entre os aprendizes e o tutor. O artigo também apresenta sobre as redes de computadores especialmente criadas voltadas para o ensino e também sobre a utilização de ferramentas para o apoio a aprendizagem como o correio eletrônico (e-mail), listas, fóruns entre outros. No entanto, não podemos ver a Internet como solução mágica para modificar profundamente a relação pedagógica, mas ela pode facilitar como nunca antes, a pesquisa individual e grupal, o intercâmbio de professores com professores, de alunos com alunos, de professores com os alunos.
Em suma, a Internet, atualmente é tida e vastamente utilizada como um enorme supermercado de informações, onde o que se procura pode ser encontrado no momento em que se deseja; no entanto, é importante frisar que na educação, os computadores embora avantajar-se de uma inteligência artificial incrível, ainda não são capazes de aprender de ensinar ao aluno em diferentes linguagens de modo que qualquer indivíduo aprenda; portanto, ainda faz-se necessário o professor como mentor do ensino para novos cidadãos, e assim, cabe a nós professores sabermos utilizarmos a internet como uma ferramenta de auxílio para a construção da aprendizagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário